A LIVE do Festival do Japão, grande sucesso de público e repercussão, com mais de 24 mil visualizações, foi realizada no dia 07 de novembro, com uma programação diferente e criativa, que superou desafios, saiu do lugar comum e apresentou a cultura japonesa de uma forma original, com shows, atrações culturais, danças, gastronomia, artes marciais, desafios e interatividade.
A live foi resultado do trabalho do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e dos jovens líderes das associações de províncias (kenjinkais), que desenvolveram um projeto arrojado, original e inédito mundialmente, criado para a divulgação da cultura das províncias do Japão no Brasil, com inovação, tecnologia e amplo diálogo entre as gerações, privilegiando a mobilidade.
“Parabéns a todos pelo excelente trabalho, profissionalismo, garra e dedicação incansável, com o propósito de levar ao nosso público um entretenimento de primeira qualidade! O início foi difícil, mas a medida que o projeto foi tomando forma, as opiniões foram se alinhando até chegar na beleza de trabalho que foi apresentado aos mais de 24 mil espectadores. Essa live foi diferente de todas as outras, prendeu a audiência do início ao fim, com quadros variados, uma transmissão profissional comparada aos melhores programas de entretenimento da mídia, e o resultado valeu a pena”, comenta Alfredo Ohmachi, presidente do Akita Kenjinkai e vice-presidente do Kenren.
Além da live, os jovens desenvolveram também o formato ONLINE, com o lançamento do 47 Cultural, portal permanente para promover a cultura das 47 províncias do Japão. O público pode acessar www.47cultural.com.br para conhecer a cultura típica das 47 províncias do Japão, com dicas de turismo, curiosidades, pratos típicos e informações sobre as províncias.
” O 47cultural é um site que reúne conteúdos culturais das 47 províncias do Japão. É um projeto que nasceu com o objetivo de enaltecer os Kenjinkais e difundir o universo cultural de cada um deles para a comunidade brasileira. Foram meses de desenvolvimento e um esforço muito grande por parte de todo o grupo para entregar um projeto que representasse o nosso carinho e admiração pela cultura japonesa e Kenjinkais”, resume Caio Yuzo Higashino, coordenador do projeto e voluntário do Ishikawa Kenjinkai.
Programação original e surpreendente
Apresentada por Claudia Nakazato e Kendi Yamai, a live foi iniciada com as palavras de abertura do presidente do Kenren, Toshio Ichikawa e o presidente da Aliança Parlamentar Japão-Brasil e Vice Primeiro-Ministro do Japão, Taro Aso.
Entre as autoridades, destaque também para a participação do presidente da Associação Nacional de Governadores das Províncias e governador da Província de Tokushima, Kamon Iizumi; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e do presidente da Comissão Executiva do Festival do Japão, José Taniguti.
“O Festival do Japão Live conseguiu unir pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo para acompanhar a versão virtual de um dos mais tradicionais eventos da cultura japonesa em São Paulo. Seja partindo de uma abordagem tradicional ou irreverente, o formato e o conteúdo dos quadros do Festival do Japão Live foram cuidadosamente pensados e desenvolvidos pelos voluntários do Kenren, atentando-se sempre para a difícil missão de reter a atenção dentro de um ambiente virtual e atender as expectativas da comissão organizadora e do público com faixas etárias e vivências tão diferentes. Obrigado a todos os envolvidos pela oportunidade de vivenciar este incrível projeto cultural!”, agradece Felipe Katayama, coordenador geral da Live.
O Wadan Taiko Ensemble & Yoohey Kaito abriu a programação de shows, que teve outras atrações como o “Encontro de Gerações”, com Joe Hirata e Enzo Zakimi cantando juntos pela primeira vez, além de apresentação do músico Yuzo Akahori com o shamisen, e da cantora Karen Ito com Takeshi Nishimura e Shinsuke Nakamori representando o Grupo Kagura do Brasil. A cantora japonesa Yoshimi Katayama cantou o chorinho brasileiro em alta velocidade e participou de um desafio “trava-língua” em português e japonês.
Além do portal 47 Cultural, outro lançamento exclusivo na live foi da Mauricio de Sousa Produções, que lançou o vídeo “Japão & Brasil, Laços de Amizade”, realizado em comemoração aos 125 anos de amizade Brasil-Japão, para reforçar esse sentimento de amizade entre os dois países.
Foram emocionantes as homenagens póstumas à Shizuko Yasumoto, autora do livro Cozinha Regional Japonesa do Kenren; Áurea Shinto (coordenadora de caravanas) e Lumi Toyoda (professora de cultura japonesa e presidente do Aichi Kenjinkai).
No divertido quadro “Desvendando a Culinária Japonesa”, com os jovens apresentadores do GohanGo e a chef Telma Shiraishi, os participantes tiveram uma prova de sabores tradicionais japoneses, como doce (youkan), amargo (nigagori), salgado (shiokara) e azedo (umeboshi).
Falando de cultura e turismo, foi apresentado um vídeo exclusivo da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão), com uma viagem virtual pelas oito regiões do país. Outras atrações voltadas para jovens, como o Kendama (bilboquê) e o Yosakoi (Grupo Ryo Kochi Yosakoi e Grupo Yosakoi Team Sun, de Tóquio) também agradaram o público. No quadro Tecno Japão, a influencer Akemi Inoue falou sobre Corpos Biônicos e banheiros públicos transparentes, e o influencer Takashi Yamanishi, sobre robôs e shinkansens.
Também foi realizado o Show do Sumô, com Luciana Watanabe e Ricardo Sugano. Para dar um toque tecnológico à essa tradição, a live trouxe os Robôs Sumotoris. E no bloco “O Japão em Mim, em Casa”, destaque para a participação do atleta Hugo Hoyama, do cantor Ricardo Cruz, do humorista Marcos Aguena, do piloto Rafael Suzuki – Stock Car e do youtuber Rodrigo “Coelho no Japão”.
As áreas do Festival do Japão foram apresentadas na live, com blocos para a Área das Crianças, Gastronomia, Terceira Idade, Voluntários, Miss Nikkey, Akiba Cosplay e Cultural.
No bloco Mundo Kawaii, Akemi Matsuda, Embaixadora do Kawaii no Brasil, falou um pouco sobre o estilo, e a influencer Moo-Chan abordou a influência dos animes na vida dos brasileiros. Com apoio da Fundação Japão em São Paulo, a live teve a participação da cosplayer japonesa Reika, que participa de inúmeras convenções no exterior e foi convidada por campeonatos de cosplay de mais de 50 países, da Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul, e é membro do júri de competições internacionais. As influencers e irmãs Debora & Barbara Hudz também participaram da programação.
Com criatividade, simpatia e bom humor, o quadro Bailão do Kunitaka foi muito aguardado pelo público. Kunitaka é um produtor musical japonês com jeitinho brasileiro, que recentemente ganhou muitos seguidores brasileiros no seu canal do Youtube.
Outro momento muito aguardado foi a participação do cantor internacional Eden Kai (Yusuke Aizawa do Seriado da Netflix Terrace House Aloha State), diretamente do Havaí. E o especial de encerramento reuniu cantores tradicionais e conhecidos dos eventos nikkeis, que participam sempre do Festival do Japão: Edson Saito, Teddy Shigueyama, Renato Chibana, Pamela Ashihara, Angelaisa Toyota e Isadora Kataoka.
“Depois de meses de reuniões, negociações, adaptações, incontáveis horas de trabalho, noites mal dormidas, acredito que fizemos a diferença dentro da nossa comunidade! Cada um com sua participação e pelo seu kenjinkai. Este evento foi um marco, é prova que existe em nós a capacidade e a vontade de estender nosso legado adiante por outras gerações, é prova que se cada um fizer um pouco temos sustentação para continuar e não deixar que os kenjinkais morram. Mais do que isso, é a prova documentada que se houver diálogo e confiança entre as partes, diretoria e jovens conseguem SIM se conectar e fazer algo maravilhoso! Estou muito orgulhoso de tudo que fizemos e onde chegamos com tudo isso”, afirma o coordenador de Divulgação, Lucas Jun Uehara.
A live teve direção geral de Kendi Yamai e produção da Intervisual e pode ser acessada pelo www.youtube.com/festivaldojapao. O projeto conta com o patrocínio da Kikkoman, Daikin, Sakura Nakaya, Hirota Food Express, Shiseido e Komatsu.
“A minha experiência e da minha equipe em fazer programas de TV foram muito importantes para transformar as ideias em realidade. Outro desafio foi fazer algo diferente, mas que o público pudesse relacionar com o nosso Festival do Japão, e não com outro evento. O fato de estar na organização do Festival do Japão presencial há quase 20 anos ajudou muito nisso, pois conheço a essência e cada área do Festival. Me preocupei em fazer algo que todos os coordenadores de áreas e voluntários pudessem sentir orgulho quando assistissem”, finaliza Kendi Yamai.
Festival do Japão 2021
Ao longo de um processo de 23 anos de muito esforço e dedicação, o Festival do Japão tornou-se um megaevento tradicional, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e do estado de São Paulo.
Em 2020, estava tudo programado para realizarmos a 23º edição do evento, porém devido à pandemia da Covid-19, o Festival foi adiado para o ano que vem (09, 10 e 11 de Julho de 2021). Certamente a LIVE do Festival do Japão preencheu um pouco desse espaço, com muitas novidades, atrações, shows e a beleza da cultura japonesa!
“A pandemia da Covid-19, e o isolamento social com lockdown, trouxeram inúmeras incertezas, com a suspensão do Festival do Japão 2020. Eu gosto da palavra crise, em japonês, kiki [危機], que encerra a filosofia de como encarar essa pandemia. O primeiro kanji é “problema”, o segundo é “oportunidade”, ou seja, para superar a crise devemos pensar nas oportunidades. Nós da Diretoria, em harmonia com os jovens líderes e muitos voluntários, planejamos e criamos essas oportunidades. O resultado superou a nossa expectativa e pudemos oferecer aos expectadores uma FJ Live diferente, com momentos de lazer, de cultura gastronômica, de cultura tradicional e moderna do Japão. E ainda, construímos o portal www.47cultural.com.br, das 47 associações. Obrigado a todos por assistirem essa Live!”, finaliza Toshio Ichikawa, presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.