Em dezembro, a Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e o Consulado Geral do Japão realizaram em formato de live o Simpósio Retomada de Eventos & Gestão da Prevenção a COVID-19, que faz parte de uma iniciativa com subsídio do governo japonês, criada com o objetivo de guiar a retomada segura dos eventos de cultura japonesa em todo Brasil. A live já alcançou mais de 700 visualizações e segue sendo acessada pelo público.
“O projeto realizado com o subsídio do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão tem como objeto a geração de informações aos organizadores de eventos, nessa retomada de eventos. Foram produzidos esses conteúdos com profissionais que planejam e acompanham a retomada de grandes eventos da cidade de São Paulo”, explica o presidente da Kenren, Toshio Ichikawa.
“Justamente para a divulgação do conteúdo disponibilizado no site www.kenren.org.br/retomadadeeventos, programamos esse Simpósio, transmitido via Youtube, com relatos de experiências das empresas no enfrentamento da pandemia e uma live com profissionais do setor, que responderam muitas dúvidas, principalmente quanto aos protocolos de prevenção, inclusive da variante Ômicron. Acredito que essas informações serão úteis aos organizadores e visitantes de eventos”, resume Ichikawa.
O propósito do Simpósio, que também está disponível no Youtube do Festival do Japão (www.youtube.com/festivaldojapao.com) foi oferecer conteúdo sobre como os especialistas estão avançando nas pesquisas sobre a Covid-19, como foram realizados grandes eventos com toda segurança e como os gestores estão se preparando para 2022.
Clima de retomada
Logo na abertura, o cônsul Ryosuke Kuwana, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, falou sobre sua expectativa pela retomada dos festivais de cultura japonesa no Brasil e a importância estratégica do Festival do Japão de São Paulo, que será realizado nos dias 15 a 17 de Julho de 2022.
No primeiro bloco (Experiências vividas durante a Pandemia), o evento teve a participação de Lika Kawano, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador , com o tema “Eventos virtuais em tempos de Covid-19 – experiências ANISA”, e o dr. Rodrigo Cesar Pedro, que assessorou a equipe técnica do projeto, com o tema “Protocolos: Operação segura e impactos nos eventos e participantes”.
Tecnologia digital
Em seguida, o tema foi o site para centralizar as informações de planejamento e organização de Festivais de cultura japonesa em tempos de pandemia, com Alfredo Ohmachi, presidente da Associação Cultural Recreativa Akita Kenjin Brasil e vice-presidente da Kenren; e o head de Digital e Diretor de Criação da Smart Digital, Gilberto Sato, falando sobre “Aplicações da Tecnologia Digital em tempos de COVID-19”.
Experiências em Grandes eventos
O segundo bloco abordou as experiências vividas pelas organizações, com o presidente do Japan Fest de Marilia 2021, Keniti Mizuno; a nutricionista Paula Saito, falando sobre a F1 GP São Paulo 2021 (Experiência de abertura de Grande Event) e o neurocirurgião do Hospital Japonês Santa Cruz, dr. Nishikuni Koshiro, com relatos importantes.
Debate ao vivo
O último bloco teve apresentações e um painel de debates com a Dra. Elaine D´´ Amico, do Centro de Vigilância Sanitária do estado de São Paulo; o Dr. Francisco Hideo Aoki, docente da Unicamp – Universidade de Campinas, Departamento de Infectologia; a CEO da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki e o Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente geral do HNB – Hospital Nipo Brasileiro, que apresentaram informações de muito interesse para os organizadores de eventos.
Ao final do evento, a vice-cônsul Hiromi Tosa fez o encerramento representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, ao lado do presidente da Kenren Toshio Ichikawa, que entregou certificados e uma lembrança aos palestrantes.
Confira o conteúdo completo desse projeto, acessando: www.kenren.org.br/retomadadeeventos