Com a retomada de emigração após guerra, os familiares do Japão se organizaram uma entidade “Chihouken Kaigai Ijukazoku KAi ”(Associação Regional das Famílias de Emigrantes Ultramarinos), e mais tarde, em 1962 foi fundada no âmbito nacional sob denominação de “Nihon Kaigai Ijukazokukai Rengokai – Kazokukai”(Federação Japonesa das Famílias de Emigrantes Ultramarionos). O objetivo desta entidade era de “incentivar e apoiar” os emigrantes, e como não havia no Brasil entidade que pudesse coordenar as atividades da Kazokukai, com a iniciativa de Tatsuo Tanaka, Presidente da Kazokukai, na ocasião de sua visita ao Brasil, quando na realização do 1°. Congresso Nikkei Sul Americano em São Paulo, em setembro de 1965, a comunidade nipo-brasileira em atenção à recomendação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, fundou-se a Kenren, em Abril de 1966, entidade com o objetivo de coordenar as atividades da Kazokukai e manter contato estreito com a mesma, no lado brasileiro.
Suas atividades iniciais se consistiam em dar assistência dos casos mais prementes dos imigrantes recém chegados, no resguardo dos direitos dos que se imigraram para o Brasil, após ter retornado ao Japão do exterior, onde permaneceram durante a última guerra, coletas de informações e paradeiros dos imigrantes, envio de descendentes que se dirigiam ao Japão na qualidade de estagiários, recepção e atendimentos das missões de solidariedade que visitavam os seus familiares no Brasil.
O primeiro Presidente Nakao Kumaki, em fevereiro de 1967, enviou ao Japão um grupo de 9 pessoas composo de imigrantes que para cá vieram a bordo do Kasato Maru.O povo japonês os recebeu com grande entusiasmo, e o governo japonês condecorou-os com a medalha Tesouro Sagrado de 6°. grau, em reconhecimento aos grandes esforços ao longo dos anos. O Presidente Nakao continuou como essa tarefa de enviar os imigrantes pioneiros sucessivamente por 6 vezes, no total de 73 pessoas, custeando-os inteiramente com recursos pessoais.
O terceiro Presidente Shuichiro Wada, negociou com o governo japonês para institucionalizar este processo, e para isso chefiou uma delegação em março de 1973, teve oportunidade de visitar as autoridades politicas, o Premier Kakuei Tanakm, o Vice-Premier Takao Fukuda, conduzida pelo Tatsuo Tanaka, Presidente da Kazokukai. Como resultado dessa negociação, conseguiu a aprovação para custear 100% das despesas de visita dos imigrantes pioneiros, a partir de 1975.
As primeiras atividades foram de prestar assitência no resguardo de direitos dos que emigraram para o Brasil, após ter retornado do exterior onde permaneceram durante a guerra; organizar e enviar delegações para visitar a terra natal, de membros formados pelos primeiro imigrantes; assistência aos grupos de famílias em suas visitas de solidariedade aos seus filhos emigrados ao Brasil; seleção e envio dos estagiários técnicos e bolsistas em Províncias; atendimentos das missões de pesquisa do Governo Central ou das Provincias; campanha de reconhecimento do direito ao voto nas eleições do Japão aos imigrantes, hoje poderia citar os seguintes como atividades fundamentais:
Federação das Associações de Provincias do Japão no Brasil
Rua São Joaquim, nº 381
5º andar – salas 51/52,
Liberdade – São Paulo/SP – Brasil
Cep: 01508 – 001
Tel: (11) 3277-8569, 3277-6108, 3399-4416
Fax: (11) 3207-5224
e-mail: info@kenren.gov.br